SEGURO COBRIMOS TODAS AS SEGURADORAS As mulheres gestantes e puérperas — aquelas que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias — com 18 anos ou mais e sem comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (7) e sábado (8) em Linhares, no norte do estado. Skip to main content

Featured

Reestruturação financeira e controle acionário

  Reestruturação financeira e controle acionário A gestora Mapa Capital assumiu uma dívida de cerca de R$ 1,6 bilhão da Casas Bahia, com o intuito de convertê-la em ações. Se a conversão total acontecer até o fim de agosto, a Mapa Capital deve se tornar a acionista majoritária da empresa Wikipédia +14 Metrópoles +14 InfoMoney +14 . Em junho, a Casas Bahia concluiu a conversão de R$ 1,5 bilhão em debêntures, reduzindo sua alavancagem em meio à pressão das despesas financeiras—agora representando apenas metade do EBITDA Brazil Journal . 📉 Ações na bolsa As ações da Casas Bahia (código BHIA3) reagiram positivamente às notícias de reestruturação: chegaram a subir mais de 18%, mas tiveram queda após o plano de conversão da dívida ser divulgado CNN Brasil +1 Exame +1 . O movimento de Mapa Capital em assumir a dívida e potencial controle acionário impactou os papéis — o valor ainda oscila com o desenrolar das negociações CNN Brasil +4 Metrópoles +4 Investing.com Brasi...

As mulheres gestantes e puérperas — aquelas que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias — com 18 anos ou mais e sem comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (7) e sábado (8) em Linhares, no norte do estado.

 As mulheres gestantes e puérperas — aquelas que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias — com 18 anos ou mais e sem comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (7) e sábado (8) em Linhares, no norte do estado. Também receberão a primeira dose do imunizante, nos mesmos dias, as pessoas de 50 a 59 anos que apresentem comorbidades.

A vacinação ocorrerá nas 32 salas de vacinação, tanto na sede quanto no interior do município, das 8h às 17h. Segundo a prefeitura, estarão disponíveis cerca de 6 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz.

Para comprovar a gestação, as mulheres devem apresentar, preferencialmente, um laudo médico ou de enfermeiro, ou uma cópia do cartão da gestante. Também são aceitos exames laboratoriais ou de imagem, desde que estejam assinados e carimbados por um profissional competente.

As puérperas poderão apresentar a declaração ou certidão de nascimento da criança, ou o resumo de alta da maternidade.

Para as pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, a comprovação da condição de saúde deve seguir alguns critérios. A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa que os laudos podem ter sido emitidos no prazo máximo de três anos.

A secretaria orienta que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de um documento que comprove a comorbidade devem procurar a Unidade Básica de Saúde para a emissão do laudo. Também é válido o laudo assinado pelo médico assistente do paciente que será vacinado.

Além disso, a Secretaria de Saúde destacou que as equipes de vacinação foram instruídas a não aceitarem laudos médicos que não apresentem especificações claras sobre as condições e comorbidades, conforme descrito no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO).

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explicou que o município segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “A nota orienta estratégias para garantir transparência e fiscalização do grupo das comorbidades, como a utilização do prontuário do paciente, o cadastro prévio no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI) ou outros documentos”, acrescentou.

Saulo também lembrou que, conforme recomendação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas devem aguardar 14 dias após a vacinação contra a Influenza (gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação antes de receber a vacina contra a covid-19. Caso a puérpera esteja amamentando, ela deve ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informou que as equipes estão realizando busca ativa de pacientes que utilizam, por exemplo, antidiabéticos e imunossupressores.

As comorbidades que fazem parte do grupo prioritário estão previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) e constam na Resolução 048.

Comments